Programação
O Processing Community Day Brasil 2023 acontecerá dia 2 de dezembro com todas as atividades transmitidas no YouTube.
A programação foi elaborada com o Horário de Brasília (UTC-03:00).
Palestra Python científico na programação criativa: o que eu aprendi até agora de numpy para usar nos meus desenhos Alexandre B A Villares
Palestra Criando Sistemas de Design com p5.js João Generoso
Palestra Arte em Alta Velocidade no HTML5 Canvas: Otimizando com WebWorkers e OffscreenCanvas Gustavo Mandolesi
A palestra explora como as tecnologias de HTML5 WebWorkers e OffscreenCanvas podem ser aplicadas para melhorar o desempenho na criação de arte digital. Será apresentada uma técnica que emprega múltiplos OffscreenCanvas processados em paralelo para compor imagens complexas, semelhante ao uso de camadas em um aplicativo de edição gráfica.
Através de exemplos visuais e demonstrações em código, os participantes poderão ver esses conceitos em prática. O objetivo é oferecer aos programadores e designers novas perspectivas sobre a arte gerativa na Web e como essas tecnologias podem otimizar seus processos criativos.
Mesa de Conversa Programação criativa no ensino de design Alex Flower, Barbara Castro, Daniela Tinocco, Jésus Baro e Renato Gaudioso
Mediação:
Barbara Castro, professora adjunta da Escola Superior de Desenho Industrial e diretora de criação da Ambos&&.
Participantes:
Alex Flower, designer recém formado pela PUC-Rio.
Daniela Tinocco, designer formada pela ESDI com passagem pela Super Uber e atual designer do Hospital Sírio-Libanês.
Jésus Baro, estudante de design na ESDI/UERJ.
Renato Gaudioso, formado em design pela PUC-Rio e atual mestrando na ESDI.
Oficina Game Jam IV! -Jogos feitos do zero ao vivo! João Antonio (John)
Palestra Design Programado André Burnier
Palestra AI Art e Direitos Autorais: Debates Críticos e um Chamado à Ação da Comunidade de Arte Generativa Marcelo de Oliveira Rosa Prates
Marcelo Prates é Doutor em Computação (Inteligência Artificial) pela UFRGS, com publicações científicas nas áreas de ética da inteligência artificial e deep learning geométrico (graph neural networks). Atualmente atua como cientista de dados e engenheiro de machine learning no setor privado, com passagem pela divisão de machine learning da Samsung Research Brazil.
Marcelo experimenta com arte generativa (arte produzida por meio de programação) como hobby desde 2015, majoritariamente nas linguagens Python e Processing. Seus principais interesses de pesquisa incluem a intersecção da arte com as ciências exatas, a natureza do processo artístico no contexto da arte generativa e a relação da arte generativa com diferentes tipos de mídia (impressão 2D, 3D e pen plotting; projeções, sketches interativos, etc.) Alguns tópicos de interesse são: simulações físicas e biológicas, “math art”, sistemas complexos, signed distance functions, cartografia, pen-plotters, fractais e arte (procedural) abstrata. É o criador da ferramenta open-source “prettymaps” (>10k stars no GitHub), voltada para a criação de mapas estilizados a partir de dados públicos do OpenStreetMap.