Código de Conduta
Participantes do Processing Community Day (PCD), incluindo organizadores, ouvintes, palestrantes, artistas, ministrantes de workshop, alunos, moderadores, apoiadores, patrocinadores e voluntários, devem concordar com o seguinte Código de Conduta.
O time PCD Brasil é dedicado a promover experiências livres de assédio, independente de gênero, identidade e expressão de gênero, orientação sexual, deficiência, desvantagem mental, aparência física, corpo, idade, raça, etnia, nacionalidade, idioma ou religião. Nós não toleramos assédio de participantes em qualquer forma.
Quaisquer participantes que violarem este Código de Conduta podem ser sancionados ou expulsos do PCD a critério dos organizadores do evento.
Preste atenção em sua linguagem
Envolva-se com membros da comunidade, mentores e colaboradores com respeito e boas intenções.
Utilize seu melhor julgamento
Se seu comentário, escrito ou falado, possivelmente deixar outras pessoas desconfortáveis, não o faça, seja nos ambientes de videochamada, nos chats, grupos de mensagem ou em fóruns de discussão.
Seja respeitoso
Enquanto desacordos podem surgir, estes não devem se tornar oportunidades para atacar ou ameaçar o pensamento ou opinião de alguém. Lembre-se de abordar cada situação com paciência, entendimento e cuidado.
Seja intencional
Considere como sua contribuição irá afetar outras pessoas na comunidade.
Tenha a mente aberta
Acolha novas pessoas e novas ideias. Nossa comunidade evolui continuamente e nós acolhemos mudanças positivas.
Definições de Assédio incluem:
- Comentários ofensivos relacionados a gênero, identidade e expressão de gênero, orientação sexual, deficiência, desvantagem mental, aparência física, corpo, idade, raça, etnia, nacionalidade, idioma ou religião;
- Comentários inoportunos sobre as escolhas e práticas do estilo de vida de uma pessoa, incluindo aqueles relacionados a comida, saúde, paternidade e maternidade, drogas e profissão;
- Uso de nomes ou adjetivos pejorativos, ou uso deliberado de concordância nominal que desrespeite afirmações conhecidas de gênero de uma pessoa;
- Imagens ou comportamentos sexuais gratuitos e fora de contexto, em espaços onde não são apropriados;
- Contato físico ou simulação de contato físico sem o consentimento da outra parte ou após um pedido de interrupção;
- Ameaças de violência;
- Incitação de violência a qualquer indivíduo, incluindo encorajar a pessoa a cometer suicídio ou dano em si própria;
- Intimidação deliberada;
- Perseguição (stalking);
- Divulgação de fotografias ou registros comprometedores, incluindo registros de atividades online (logs), para fins de assédio ou suborno;
- Perturbação insistente em discussões;
- Atenção sexual indesejada;
- Padrão de contato social inapropriado, tais como solicitar/assumir níveis inapropriados de intimidade com outros;
- Comunicação um-para-um continuada após pedidos de interrupção;
- Exposição deliberada e comprometedora de qualquer aspecto de uma pessoa sem o seu consentimento, exceto se necessário para proteger demais membros da comunidade PCD ou outras pessoas vulneráveis;
- Publicação de comunicação privada sem o consentimento das partes envolvidas;
O PCD Brasil prioriza a segurança de pessoas marginalizadas sobre o conforto de pessoas privilegiadas. A organização do PCD se reserva ao direito de não agir diante de reclamações envolvendo assuntos como:
- “Racismo reverso”, “sexismo reverso”, “cisfobia” e outras situações de falsa simetria;
- Comunicação razoável de limites por algum participante, tais como “me deixe em paz”, “se afaste”, “eu não vou discutir isso com você” entre outras;
- Comunicação em “tons” que um indivíduo não ache agradável;
- Incômodos por ter sido acusado(a) de comportamentos ou suposições racistas, sexistas, cissexistas ou outras formas opressivas;
Consequências, Denúncias e Legislação no Processing Community Day
Entre em contato com processingbrasil@gmail.com e nós da organização providenciaremos auxílio em como lidar e denunciar qualquer incidente.
Participantes solicitados a interromper qualquer comportamento de assédio devem atender imediatamente. Se um participante estiver comprovadamente envolvido em comportamento de assédio, a organização do PCD pode tomar ações como expulsão da comunidade e de seus espaços online e offline, identificação do(a) infrator(a) a outros membros da comunidade e/ou ao público em geral etc.
Em caso da pessoa assediadora ser um dos membros da organização do PCD, entre em contato direto com outros membros. Todas as denúncias serão encaminhadas e consideradas de forma estritamente confidencial.
Se você acredita que alguém esteja violando este Código de Conduta, também pedimos que entre em contato com a organização por email. Por favor inclua seu nome e uma descrição do incidente, e responderemos o mais rápido possível.
Reconhecimentos
Este Código de Conduta é baseado na versão original do Processing Community Day, compilado por Dorothy Santos, baseado em recursos open source providos pelo movimento Geek Feminism, P5.js e festival XOXO.
Este documento é licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International e o website do Processing Community Day. Encorajamos outras organizações a adotarem (e aplicarem) códigos de conduta similares ao utilizar e alterar o presente código.